Loading...

O que é Câncer?

Aqui vale a pena Sonhar.

Nosso organismo é formado por uma enorme quantidade de células com funções diferentes e que trabalham de forma organizada.
 
Em um corpo saudável, elas crescem, se dividem, morrem e são substituídas de maneira controlada, em um processo natural chamado divisão celular.
 
Mas quando essas mesmas células sofrem algum tipo de alteração no DNA e passam a se dividir e se reproduzir de forma descontrolada é que surgem os problemas.
 
Esse crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células, que pode causar a origem de uma massa, conhecida popularmente como tumor.
 
Mas vamos com calma! Nem todo tumor é considerado câncer. O chamado tumor benigno se forma a partir de células muito semelhantes às normais, que não se multiplicam tão rapidamente e não são capazes de migrar para outros tecidos. Neste caso, na maior parte das vezes, em uma cirurgia o tumor é removido e o paciente já pode se considerar curado.
 
O diagnóstico do câncer (também conhecido por neoplasia) só acontece quando as células alteradas crescem de maneira desenfreada, tornando-se malignas. Elas podem se soltar dos tecidos e até migrar para outras partes do corpo, por meio da circulação sanguínea ou do sistema linfático (uma rede de vasinhos que se distribuem pelo corpo). Quando a doença atinge diferentes órgãos, chamamos de metástase.
 
O câncer pode ser sólido (quando há existência de um tumor maligno) ou hematológico (no sangue). Os cânceres hematológicos mais comuns são as leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo, a síndrome mielodisplásica e as síndromes mieloproliferativas. Os cânceres sólidos mais comuns são os de próstata, mama, colo de útero, pulmão, intestino, estômago, pele entre outros.
 
É importante frisar que, se descoberto no início, tanto os cânceres sólidos, quanto os do sangue, podem ser tratados e não gerar metástases, aumentando, e muito, as chances de cura! São diversas as opções de tratamentos, que podem trazer uma vida normal e com qualidade ao paciente.
 
Por isso, se você notou algo diferente em seu corpo, procure um médico (o especialista em câncer do sangue é o onco-hematologista). Agora, se você já tem em mãos o diagnóstico da doença, conte com a Acolhe Vida. Estamos aqui para te ajudar no que for necessário.