Loading...

Quem Somos

Aqui vale a pena Sonhar.

A história da ACOLHEVIDA começou no ano de 2005, quando o presidente fundador da entidade, Profº Joao Carlos Curtinhas e sua esposa Marilene iniciaram os trabalhos de ajuda a pacientes renais em Gov. Valadares fundando a ong ASPART (Associação dos Pacientes Renais e Transplantados). O sonho de ajudar pacientes oncológicos era grande e foi concretizado quando o casal realizou uma parceria com o Enfermeiro Luís Otávio, que por sinal já atuava há mais de sete anos em Governador Valadares ajudando pessoas com câncer em outras ONG’s. Surge então, a Casa de Apoio a Pacientes Renais e Oncológicos – ACOLHEVIDA, resultado do planejamento estratégico desenvolvido em Janeiro de 2014 por profissionais da saúde, especialistas em terceiro setor, grupo de pessoas interessadas em trabalhos filantrópicos e pelo casal fundador da Entidade (Profº João Carlos Curtinhas e Marilene Batista Coelho Curtinhas). Seu Estatuto rege por oferecer acolhimento e assistência gratuita aos pacientes renais e oncológicos do leste e nordeste do Estado de Minas Gerais. Em 04 anos de trabalho, a Instituição buscou se destacar no 3º setor regional em relação à transparência como desenvolve suas atividades (financeiras e sociais), bem como, continua buscando permanentemente capacitação para seus gestores/colaboradores, melhorar a qualidade dos serviços prestados e valorizar a dignidade humana.

Como resultado, é perceptível a melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos pela Entidade.
Para atuar oferecendo tantos benefícios, a Instituição é financiada pelas doações que a comunidade/empresas/governo faz através de várias fontes de recursos, tais como: carnê mensal, boleto ou depósito bancário, doações espontâneas, doações on-line, editais públicos e privados, na promoção de eventos beneficentes, entre outros. Diversos estudos comprovam que as área renal e oncológica possui uma crescente demanda de atendimento, (principalmente para os usuários que dependem da rede pública de saúde), sendo assim, também é necessário trabalhar para aumentar as receitas da Instituição para que todos os projetos já em andamento e, àqueles que ainda serão executados, possam acontecer de forma sustentável para a Entidade e se torne realidade na vida das pessoas atendidas pela ACOLHEVIDA.

O Projeto da Casa de Apoio teve sua 1ª sede institucional localizada na Rua Pedro Lessa, nº 694 – B. Lourdes/Gov. Valadares-MG. Esse imóvel foi alugado para atender 20 pessoas (10 pacientes e 10 acompanhantes), oferecendo hospedagem durante todo o tratamento (média de 2 meses por paciente), alimentação dividas entre café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, assim como, transporte de ida/volta ao Hospital e demais clínicas de Tratamento renal e oncológico da cidade. O imóvel foi adaptado para receber todos os nossos usuários, incluindo aqueles com algum tipo de necessidade especial, para isso, construímos 02 banheiros, 01 cozinha e 01 refeitório, visando uma assistência mais digna às pessoas. 

Observando a crescente demanda de apoio aos pacientes renais e oncológicos, aliado a constante busca para melhorar o acolhimento e a qualidade de vida das pessoas, desde agosto de 2017, a ACOLHEVIDA está funcionando em 02 sedes institucionais:

01) Sede Rural: BR 116, nº 120 – Distrito de Era Nova/Alpercata (saída p/ Rio de Janeiro): Uma vez que 80% dos nossos usuários veem da zona rural para se tratarem na cidade de Gov. Valadares, mudamos para uma Sede mais afastada da cidade, porém mais próxima ao hospital, onde o próprio ambiente já fortalece a pessoa a lutar pela cura, tendo muito contato com a natureza, clima de paz, buscando a melhor energia e aumentando a espiritualidade nesse momento tão difícil na vida e que, as vezes, é irreversível (Cuidados Paliativos);

02) Sede Administrativa: Av. Brasil, nº 3477 – Centro/Goval. (próximo a rodoviária): Para estar mais próximo à população de Gov. Valadares e região, a parte administrativa da ACOLHEVIDA se deslocou do Bairro de Lourdes para a área central da cidade. Com isso, o escritório está estrategicamente localizado para receber e fazer doações aos nossos usuários, além de abrigar uma equipe administrativa que conduz os trabalhos na sede rural e está sempre à disposição da comunidade para esclarecimentos sobre a gestão da Entidade. Nesse ponto também funciona o Bazar Beneficente da instituição, com roupas, calçados, acessórios, brinquedo e muito mais, tudo vendido por um valor simbólico onde a renda é 100% revertida para a ACOLHEVIDA.

ÁREA DE ATUAÇÃO 

O projeto da Casa de Apoio ACOLHEVIDA beneficia pacientes renais e oncológicos dos Vales do Rio Doce, Mucury e Jequitinhonha de Minas Gerais que vêm até Gov. Valadares para realizar o tratamento de sua doença nas clínicas especializadas da cidade De forma geral, são atendidas todas as pessoas que estiverem em tratamento com hemodiálise, quimioterapia e/ou radioterapia, residentes ou não em Gov. Valadares, bem como, até 01(hum) acompanhante desse paciente. De forma específica, são priorizados os atendimentos aos usuários mais carentes;

Faça-nos uma visita e conheça melhor nosso trabalho

Sede Rural: seg. a sex. 8 as 17 hs
Sede Administrativa: seg. a sex. 8 as 17 hs
Bazar: seg. a sex. – 09 as 19 hs / sab. 09 as 13 hs